Autor: Lucas Pelisari
Se sua empresa não estiver online, você está perdendo clientes em potencial. Para construir uma presença online de sucesso, você deve usar o Marketing Digital para a sua empresa.
O marketing digital para empresas ajuda a encontrar e se conectar com seus clientes-alvo e a retê-los. Com a tendência crescente das pesquisas móveis e a influência das mídias sociais, a presença online de uma empresa é uma necessidade.
A pandemia e o bloqueio que se seguiu confirmam isso ainda mais. As empresas locais estão usando ativamente o marketing digital para se conectar com seus clientes e oferecer serviços online.
Este é o melhor momento para você começar a usar o marketing digital para a sua empresa, caso ainda não o tenha feito. Aqui estão 10 estratégias de marketing digital para a sua empresa.
Quantas vezes você digitou “bradesco perto de mim” no Google e percorreu a lista de opções apresentada para selecionar a melhor? A Listagem do Google ajuda sua empresa a aparecer nessas listas.
Nos últimos dois anos, houve um crescimento de mais de 200% nas pesquisas em celular para “___ perto de mim”. Listagem do Google é um recurso do Google Meu Negócio que permite que você liste o nome da sua empresa, serviço, localização, número de telefone e outros detalhes no Google.
O resultado? Quando um usuário pesquisa um serviço que sua empresa oferece, o nome da empresa aparece ao lado de empresas semelhantes nas listas do Google.
A criação de um site para sua empresa ajudará os visitantes a saber sobre sua empresa e se envolver com você. Como a maioria dos visitantes usa o celular para pesquisar lojas ou outras empresas locais, tornar seu site otimizado para celular é essencial. Um site otimizado para celular com todas as informações relevantes sobre sua empresa é o caminho a percorrer.
Enquanto um site fornece uma identidade para sua empresa, a mídia social é onde você pode interagir ativamente com seus clientes. A mídia social, quando usada com uma estratégia poderosa, é uma das melhores maneiras de as empresas locais aumentarem o conhecimento da marca e gerar interesse, o que essencialmente melhora a aquisição de clientes.
Quando você anuncia nas redes sociais, pode ser muito específico sobre os dados demográficos que está almejando. Você também pode incluir detalhes adicionais como a idade e os interesses do público-alvo. Esses recursos ajudam você a atingir clientes relevantes e aumentar seu alcance.
Uma presença online não só ajuda a aumentar o alcance de sua empresa para clientes em potencial, mas também permite que você ouça e responda a seus clientes.
Envolver-se ativamente com seus clientes promove relacionamentos e ajuda a entender seu negócio da perspectiva do cliente. Além disso, ao ouvir seus clientes, você incentiva o boca a boca positivo e conquista novos clientes, mantendo os antigos.
A criação de conteúdo por meio de artigos de blog úteis, guias de instruções, infográficos etc. é uma parte importante da estratégia de Marketing Digital. Publicar conteúdo relevante e útil em seu site ajuda a atrair clientes interessados e obter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa.
Seu site é otimizado para SEO, suas páginas de mídia social são atualizadas regularmente, você está se conectando com clientes e está usando anúncios direcionados. No entanto, apesar de fazer tudo, seu ROI não é muito satisfatório. É aqui que a análise entra em jogo.
Você pode analisar todos os seus esforços de marketing digital usando análises e entender o desempenho de sua campanha. Você deve usar análises em tudo o que fizer, para que possa separar as atividades de alto valor trazendo o ROI máximo das atividades de baixo valor. Assim, você pode planejar uma mudança para modificar sua abordagem.
Há uma infinidade de maneiras de usar o Marketing Digital para o seu negócio. No entanto, você deve ter uma estratégia definida para atingir seus objetivos.
Um plano de marketing digital ajudará você a escolher a abordagem correta para os objetivos de seu negócio. Quer seu objetivo seja construir uma marca, melhorar o relacionamento com os clientes ou aumentar o tráfego do site, você deve ser claro quanto a seus objetivos e elaborar um plano que se concentre nisso.
De acordo com a pesquisa da Bain & Company, aumentar a retenção de clientes em apenas 5% leva a um aumento nos lucros de 25% a 90%. Também é fácil reter um cliente existente do que adquirir um novo - desde que você trabalhe ativamente para reter clientes.
Construir um relacionamento duradouro com seus clientes, movido pela confiança e fidelidade, é a chave para a retenção de clientes.
Apareça com frequência e deixe as pessoas se lembrarem de você. Conduza sessões ao vivo, streaming ao vivo, brindes, ofertas especiais e seja visível. Você também pode colaborar com negócios complementares por meio de cupons, colaborações de mídia social e atividades promocionais.
A soma é sempre maior do que as partes e a colaboração é uma maneira incrível de desenvolver o conhecimento da marca e conquistar novos clientes.
Conecte-se com seus clientes e complementando negócios.
Usando essas estratégias você pode construir facilmente uma forte presença online para sua empresa. O resultado será o aumento do conhecimento da marca e da base de clientes.
Embora você sempre possa implementar uma estratégia de marketing digital com base nas necessidades exclusivas de seu negócio, seus clientes devem estar sempre na vanguarda de tudo o que você faz. Ao planejar uma estratégia ou até mesmo uma simples postagem no blog, sempre coloque seus clientes em primeiro lugar.