ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Atenção com os Demonstrativos: DRE Fiscal x “DRE Financeira” x DRE Gerencial

20/10/2020 - Rio Claro - SP

Atenção com os Demonstrativos: DRE Fiscal x “DRE Financeira” x DRE Gerencial

530-09-2020

A necessidade de ter informes, faz com que muitas vezes “demonstrativos” sejam desenvolvidos sem o contexto necessário.

Precisamos ter atenção!

Um grande mercado de Sistemas de Gestão vem se desenvolvendo com foco principalmente em micro, pequenas e médias empresas, diante da automação das ferramentas impostas pelo Fisco, entre elas podemos citar: Sped, Nota Fiscal Eletrônica, ECD, E-Social, entre outros.

Ocorre que de uma forma geral, sistema de menor porte (sistemas com um custo mais baixo), não tem a mesma estrutura de sistemas mais robustos, com isso, as informações geradas tendem a ser objetivas e geralmente com fins: Financeiro, Estoque e também para atender a Nota Fiscal Eletrônica.

Muitos desses Sistemas visando atender uma demanda do mercado, acabam por oferecer a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) o demonstrativo mais importante para qualquer empresa, entretanto, não são estruturados para isso, diante disso, disponibilizam a “DRE Financeira”.

Essa “DRE Financeira”, nada mais é que o Fluxo de Caixa Realizado, na estrutura de uma DRE, ou seja, não atende as exigências da Gestão Empresarial, e acaba por levar empresários a tomar decisões incorretas, visto que, as informações expostas são geradas baseadas no Regime de Caixa.

Muito Cuidado com as informações geradas pelo seu Sistema.

Empresas de uma forma geral tem por costume terceirizar os Serviços de Contabilidade, com isso, parte das informações e operações realizadas na empresa, acabam por não ser devidamente registradas e as informações geradas pelo escritório de Contabilidade acaba tendo fim específico de atender as exigências do Fisco, muitas vezes sequer são discutidas entre gestores da empresa, exceto quando a carga tributária excede limites padrões da empresa.

Enfim a DRE Gerencial, esse demonstrativo deve ser estruturado visando atender as tomadas de decisão da empresa, com detalhes previstos atendendo particularidades da empresa.

A DRE Gerencial deve ser estruturada com base do Regime de Competência, ou seja, com base no fato gerador e não atrelado a data do pagamento como ocorre na “DRE Financeira”, ainda na DRE Gerencial entre outras rubricas é importante que contemple: Provisões de Contingências, sejam elas trabalhistas, tributárias, entre outras, Depreciação do Ativo Imobilizado, visando o reinvestimento da empresa.

E o mais importante, que a estrutura do Custo dos Produtos Vendidos seja alimentada de forma correta, respeitando a dedução dos impostos creditados na aquisição e contabilizados quando são realizados e não no momento do pagamento como na “DRE Financeira”.

Todos esses detalhes são fundamentais para que entre outras informações importantes para a Gestão possamos extrair:

Lucro ou Prejuízo

Margem Bruta

Margem de Contribuição

Custo Fixo Total

Custo Financeiro

Ponto de Equilíbrio

Entre outras mais informações.

Tanto para elaborar quanto para ler esse Demonstrativo, é importante que o profissional tenha ao menos noções técnicas de Gestão Empresarial (Administração de Empresas, Contabilidade e Economia).

É obvio que esse conhecimento didático agregado a experiência profissional na área é fundamental para “desfrutar” das informações do demonstrativo.

Disponibilizar uma DRE para colaboradores sem o conhecimento técnico é o mesmo que entregar um exame médico/laboratorial a um paciente (eletrocardiograma), apesar de bem elaborado, porém, poucas ou quase nenhuma informação será utilizada.

A AXS Consultoria Empresarial realizada Consultoria e Assessoria Empresarial nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria para empresas de pequeno e médio porte em Sorocaba e região.

São mais de 10 anos atuando exclusivamente com Gestão Empresarial, além de outros 25 anos atuando como Gestor e Executivo em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Focamos na tomada de decisões, baseadas em controles, comparativos e acompanhamento de resultados.

Temos entre outras expertises:

o   Definir Metas alcançáveis

o   Estruturar Remuneração Variável

o   Trabalhar o aumento de Faturamento

o   Analisar Resultados por Família de Produtos

o   Redução de Custos e Despesas

o   Otimizar o Custo Financeiro

Vamos conversar a respeito sobre a Consultoria e Assessoria Empresarial de sua Empresa.

Sorocaba, Votorantim, Piedade, Iperó, Boituva, Porto Feliz, Tatuí, Itapetininga, Araçoiaba da Serra, Itu, Salto, Indaiatuba, São Roque, Mairinque, Alumínio, Ibiúna, Capela do Alto, Sarapui, Cerquilho, Tiete, Cotia, Vargem Grande Paulista, Angatuba, Araçariguama, Alambari, Cesário Lange, Jumirim, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Capivari, Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Laranjal Paulista, Itupeva.

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Vitoria, Salvador, Recife, João Pessoa, Aracaju, São Luiz, Fortaleza, Belém, Natal, Cuiabá, Campo Grande, Brasília, Goiânia, Palmas, Manaus, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, BSB, Maceió

Compartilhe no Whatsapp